Gadgets

Sony Playstation 4 Pro

07181939306126

Finalmente! Depois de meses de rumores a Sony acaba de revelar a sua próxima grande consola de jogos, a PlayStation 4 Pro.

Não é a esperada PlayStation 5, mas é um grande upgrade à consola já existente, com um grande aumento no poder de processamento. É sem dúvida um upgrade muito maior do que a Xbox One S é em relação à Xbox One. Certamente será uma proposta tentadora para os jogadores PS4 que pretendam ter do melhor que existe no mundo das consolas.

Vamos traçar os detalhes essenciais da consola apresentados no evento da Sony.

Poder de Processamento

A PlayStation 4 Pro não é uma consola de próxima geração, visto que não há uma mudança no formato ou periféricos. Ainda assim, três anos faz uma grande diferença na tecnologia existente e a adição de um GPU mais atualizado, permite ambientes grandiosos, modelos de personagens mais detalhados e gráficos brilhantes. A Pro entra em competição com as capacidades dos mais poderosos PC’s, mas não na totalidade, é claro.

Imagem

Os diversos rumores sugeriram durante meses que a PlayStation 4 Pro não seria capaz de processar jogos numa resolução 4K, mas o evento de Sony indicou precisamente o contrário, apresentando jogos como o próximo Homem-Aranha da Insomniac e Deus Ex: A humanidade correndo em 4K.

Não está claro se os jogos vão ser 4K nativos ou simplesmente aprimorados. De facto a Sony e os desenvolvedores não estão sendo muito claros nesse tema. Ainda assim, com base no que foi apresentado, a resolução de 4K traz um grande aumento nos detalhes dos jogos PS4, e alguns jogos novos serão especificamente concebidos para explorar mais o GPU atualizado da Pro e bombearem efeitos ainda mais brilhantes durante todo o jogo.

O uso da iluminação HDR também vai ser incrementado, esta melhoria vai ser lançada também aos anteriores modelos da PS4, no decorrer da próxima semana, através de uma atualização de firmware.

Jogos

Esta é talvez a maior razão pela qual esta não é a PlayStation 5. A Sony mantém a mesma biblioteca existente nas actuais consolas. Os jogos que já possui funcionarão na Pro e os novos jogos irão trabalhar em ambos os dispositivos. Isso aplica-se com discos e igualmente com downloads.

A diferença será apenas que muitos títulos serão especificamente melhorados para a Pro. Teremos a mesma experiência de jogo mas a qualidade de imagem será muito superior.

Pro vs PS4 actual

Enquanto a PlayStation 4 Pro é um equipamento mais poderoso do que a PlayStation 4 actual, o modelo mais antigo não está indo embora. Em vez disso, a Sony está usando este novo hardware para criar mais opções para os compradores, permitindo que os jogadores gastem mais ou menos com base no que pretendem.

Quem desembolsar um extra para gráficos mais sofisticados certamente comprará a Pro. Se preferir obter essas mesmas experiências com menos detalhe visual, a PS4 padrão irá satisfazer todas as necessidades. Na verdade, a Sony também acaba de lançar um novo modelo slim da PS4 que irá substituir a versão mais antiga nas prateleiras das lojas no decorrer da próxima semana.

Reprodução em 4K

Como a Xbox One S, a PlayStation 4 Pro é projetada para fazer streaming 4K. Com novas aplicações Netflix e YouTube vai ser possível bombear conteúdo Ultra HD e a Sony disse que a Netflix terá cerca de 600 horas de conteúdo em 4K pronto até o final do ano.

Surpreendentemente, no entanto, o PlayStation 4 Pro não suporta discos Blu-ray 4K. Isso é um choque, honestamente, e mostra que a Sony está reforçando as suas alianças para o streaming 4K. Esta é uma vantagem que a Xbox One S ainda tem sobre a PlayStation 4 Pro.

VR

O lançamento do headset PlayStation VR no próximo mês se sente como um impulso para tirar a Pro das prateleiras antes do natal. Isso porque há uma certa preocupação de que as experiências VR serão comprometidas usando o hardware da PS4 mais antiga, especialmente sabendo que os Oculus Rift e os HTC Vive dependem de PCs para jogos mais sofisticados.

Com a PS4 Pro, o sistema PlayStation VR promete mais suavidade e detalhe, usando o GPU reforçado para nivelar e melhorar as experiências virtuais. Se faz jus ao Rift ou ao Vive ainda não se sabe.

1080P

É verdade, vai precisar de uma TV 4K com suporte HDR para obter o máximo proveito da PlayStation 4 Pro. Mas se ainda não está pronto para comprar uma TV nova TV a melhoria do GPU da Pro afecta mais do que apenas a resolução, permitindo aos desenvolvedores adicionarem mais efeitos visuais, aguçar texturas e bombearem as cenas com mais detalhes.

Novembro

Infelizmente, a PlayStation 4 Pro não será disponibilizada no próximo mês. A Sony vai lançar a consola com um disco rígido de 1 TB a 10 de novembro.

Se é amante da qualidade gráfica e da grande jogabilidade está na hora de começar a poupar para a prenda de natal.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s