Smartphones

ZTE Axon 7

 

zte-axon-7

O design do Axon 7 pode ser visto como uma melhoria do primeiro Axon em que a ZTE literalmente alisou as margens. Embora o novo projecto não espante, ninguém tem dúvidas que tem carácter. Ao contrário de muitos dos smartphones de metal o Axon 7 não incorpora tampas de plástico na sua concepção e em vez disso incorpora um mono-bloco de alumínio sem arestas. O efeito curvado na traseira, embora semelhante ao já feito, é elegante e parece ser excelente na mão. A qualidade de construção é muito boa. Os botões de energia e de volume, que são agora ambos no lado direito do equipamento, bem como o leitor de impressões digitais embutido são muito ergonómicos. A ZTE também implementou as linhas de antena de forma a complementar o projecto.

Os três botões capacitivos não-iluminados podiam ser um pouco mais espaçados. Estou certo que a implementação actual foi para atender a estética, mas pode ser difícil, especialmente no início ou em um ambiente escuro localizar as teclas laterais, visto que se encontram mais perto do centro do que das laterais. Nem tudo é mau, a capacidade de mudar a disposição dos botões é engraçada, mas para novos utilizadores pode ser um pouco chocante, situação que se torna irrelevante depois de um ou dois dias de uso.

Hardware

No ano passado a ZTE decepcionou com o Axon só conter 32 GB de armazenamento não-expansível. Com o Axon 7, no entanto, a ZTE incluiu, não apenas o dobro da quantidade de armazenamento (agora 64 GB), mas também uma slot de expansão para cartão microSD, que aceita até 256 GB. Possibilidade esta que obriga a desistir de um dos slots de cartão SIM. Independentemente disso, esta é uma excelente inclusão para quem necessita de espaço. Esta possibilidade pode dar ao Axon 7 uma ligeira vantagem sobre a maior parte da competição. O ZTE Axon 7 é um dispositivo de dual SIM desbloqueado.

A diferença na qualidade do áudio, em relação ao anterior, é perceptível. A ZTE fimplementou áudio de alta qualidade com a primeira geração do Axon, mas o Axon 7 eleva essa qualidade para o próximo nível. Com colunas Hi-Fi independentes a gravação e reprodução de áudio no Axon 7 é uma excelente experiência.

Ao contrário de seu antecessor, o ZTE Axon 7 tem dois altifalantes na frente com tecnologia de som Dolby Surround da Atmos. A experiência de audição com o Axon 7 é extraordinária; o som é impressionantemente claro, alto e completo. Há muito pouca distorção, mesmo no volume máximo e o áudio é surpreendentemente envolvente. Temos, neste capitulo, um verdadeiro concorrente do HTC 10.

O leitor de impressões digitais na traseira do Axon 7 é rápido e preciso. A porta reversível USB Tipo-C também é uma mais valia e o complemento Quick Charge 3.0 (QC3.0) cumpre a promessa de fornecer 50% de carga em apenas meia hora. Ao contrário de alguns fabricantes, a ZTE inclui um carregador QC3.0 na caixa.

Display

A ZTE excede as expectativas com o display do Axon 7 de. Comparando com equipamentos na mesma gama de preços o Axon 7 oferece um dos melhores displays exibidos num smartphone. É um display de 5,5 QuadHD AMOLED com uma densidade de pixeis de 538 PPI, o que se traduz numa excelente nitidez, cores incisivas e saturadas, pretos profundos, excelente reprodução de cor, excelente contraste e ângulos de visão. É definitivamente mais digno de competir com os ecrãs dos flagships, como o encontrado em telefones como o Samsung Galaxy S7.

A legibilidade à luz solar é boa e a intensidade permite baixar o suficiente para ambientes mais escuros. É revestido pela proteção da Corning Gorilla Glass 4, o que alivia alguns utilizadores que pretendem não riscar o visor.

Câmara

O ZTE inclui um sensor traseiro de 20 MP com f / 1.8, estabilização óptica e foco automático. Em boas condições de iluminação, a câmara tem um excelente desempenho. As imagens saem nítidas e detalhadas com um bom contraste e uma precisa reprodução de cores. A câmera frontal de 8 MP também tem um bem desempenho.

Com a sua rápida abertura de f / 1.8 e OIS, parece que o Axon 7 iria oferecer um excelente desempenho com pouca luz. Infelizmente, isso não é o caso. Este parece ser mais um problema de software de que do equipamento. A boa notícia é que este problema pode ser corrigido com uma atualização.

O desempenho da câmara é onde o Axon 7 se sente mais comprometido. A câmara é grande, mas simplesmente não é tão boa como a encontrada no Galaxy S7 ou mesmo no Xiaomi Mi 5.

Após isto tudo a aplicação da câmara é muito agradável e fácil de usar. O modo automático liga automaticamente o modo HDR ou o modo noite e o modo manual é muito abrangente. Também tem vários filtros e modos adicionais como Panorama ou Timelapse.

Bateria

A bateria de 3250mAh não removível do Axon 7 pode parecer um pouco pequeno devido ao poderoso processador e display de alta resolução, mas na verdade surpreende. A duração da bateria é capaz de atingir mais de cinco horas de ecrã ligado tela num dia inteiro de uso pesado. Com uso moderado é possível atingir as seis horas. A duração da bateria é em muito comparável à do Galaxy S7 o que é excelente considerando o preço do telefone. Não tem carregamento sem fios, mas isso é por causa do corpo metálico do Axon. Felizmente para a ZTE a maioria dos utilizadores preferem o carregamento rápido ao carregamento sem fios, e isso a ZTE oferece.

Software

Embora o Axon 7 correr o UI MiFavor 4.0 da ZTE sobre o Android 6.0.1 Marshmallow, um tema “Android Stock” está disponível e selecionado por padrão. Ao usar o tema Android Stock, o laucher é como o Google Now Launcher. O menu de multitarefas é praticamente o mesmo, bem como, mas com um botão “Limpar” muito útil.

O software da ZTE parece um Android Stock mas com um muito ligeiro toque de bom gosto. Muitas das outras alterações feitas são demasiado subtis para merecer mencionar. Há também os gestos, como tocar duas vezes para acordar e agitar para acender a lanterna, que são sempre bons de ter. Os modos de economia de energia estão confortavelmente avançados.

Mas há aqui uma aplicação que é merecedora de ser realçada, que é a “My Voice”, que permite a utilização de comandos de voz de forma verdadeiramente útil em toda a interface. Por exemplo, quando o ecrã está ligado se levar o telefone ao ouvido a aplicação vai perguntar “Para quem quer ligar?”. A partir daqui pode dizer o número de telefone ou o nome e aplicação fará o resto. É uma aplicação deveras interessante.

E é sem dúvida o melhor software da ZTE que vimos até à data, ainda existem áreas que poderiam usar algumas melhorias. Por exemplo, algumas traduções não são corretas e a aplicação “My Voice” não funciona com aplicações de terceiros. Dito isto, as pequenas alterações necessárias são apenas isso: pequenas.

Performance

O Axon 7 é alimentado pelo famoso processador quad-core Qualcomm Snapdragon 820, com dois dos núcleos rodando a 2.15GHz e os outros dois rodando a 1.6GHz. O Snapdragon 820 tem sido utilizado em todos os principais smartphones este ano, e por uma boa razão, pois é um extraordinário um processador, oferecendo dos melhores desempenhos até à data. Além de um Snapdragon 820 o Axon 7 também inclui 4 GB de RAM, o que é suficiente até mesmo para a mais pesada multi-tarefa. O GPU Adreno 530 também é mais do que suficiente para jogos que existem actualmente.

Embora os benchmarks não sejam tudo, é claro que a otimização de software da ZTE e as escolhas dos componentes recompensam. A pontuação de 140.393 no AnTuTu é, sem dúvida, uma reflexão incrível do despenho real.

Prós

– Altifalantes stereo voltados para a frente
– Excelente display
– Grande desempenho
– Vida útil da bateria -Excellent
– Excelente áudio
– Leitor de impressões digitais rápido e preciso
– Boa câmera
– Software surpreendentemente bom
– 64 GB + armazenamento expansível
– Extremamente acessível

Contras

– Desempenho da câmara com pouca luz
– Telefone escorregadio na mão
– Software a necessitar de pequenas alterações

Conclusão

A ZTE  deu uns golpes na competição com o Axon, fornecendo um hardware incrível, uma grande fidelidade de áudio, um ecrã excepcional a um preço que deve preocupar a concorrência. É claro que a ZTE colocou uma enorme quantidade de tempo e esforço para o desenvolvimento do Axon 7, tornando-o um dos melhores smartphones que nós encontramos. É surpreendentemente similar às ofertas mais conhecidas como o Galaxy S7 ou o HTC 10, enquanto custa muito menos.

Se está procurando um smartphone flagship e não precisam de câmaras extraordinárias, então é um equipamento a considerar.

Preço

Ainda em pré-venda – €450 (Gearbest)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s