Smartphones

Alcatel Idol 4S

221201653326pm_635_alcatel_idol_4s

O Alcatel Idol 4S é um telefone Android desbloqueado único, que vem com uns auriculares VR e diversos outros acessórios, oferecendo um bom valor para o preço.

O desbloqueado Alcatel Idol 4S é um sinal dos tempos. Em vez de aparecer numa caixa de papelão, o telefone aparece fixado dentro de uns VR Googles. Também vem com outros acessórios grátis como uns headphones JBL, uma coleção de capas Incipio e um protetor de ecrã de vidro temperado. Com tudo o que oferece podemos pensar que a Alcatel está tentar distrair em relação à qualidade do próprio telefone. Mas o Idol 4S tem uma construção elegante de vidro e metal, um lindo display AMOLED Quad HD e um bom desempenho global. No geral, não consegue bater o OnePlus 3, mas traz algo diferente para a mesa e oferece um bom valor para o preço.

Design e funcionalidades

Se não fosse o logótipo da Alcatel na parte de trás provavelmente não seriamos capaz de dizer que o elegante Idol 4S é o sucessor do, muito menos glamoroso, Idol 3. A frente e a traseira são cobertas de vidro fixadas por uma tira de metálica que percorre os lados. É uma espécie de cruzamento entre o OnePlus X e o Samsung Galaxy S7. A parte de trás do telefone não é escorregadia, embora seja um autêntico pega impressões digitais e manchas. Provavelmente vai querer usar uma das capas que vêm com o equipamento. É mais fino e mais leve que o OnePlus 3 ou o iPhone 6s Plus, tornando mais fácil o acto de guardar no bolso.

4s Idol – Laterais

Existem uma variedade de botões ao longo das bordas de metal. No lado direito há o controlo de volume  e por baixo um botão de Boom. Este botão ativa várias funções diferentes, dependendo do aplicativo que está em utilização. As funções são programáveis, para permitir ligar o ecrã com um simples toque, tirar fotos com dupla pressão, pressione e mantenha para fotos de rajada ou lançar qualquer aplicativo no seu telefone. Também é possível desativá-lo totalmente.

Do lado esquerdo temos um botão de energia e uma slot para SIM / microSD. A Alcatel diz que o equipamento suporta cartões de até 512GB.

Na parte de baixo é o lar ar de uma entrada micro USB.

4s Idol – Frente e traseira

Na frente o Idol 4S tem um ecrã de 5,5 polegadas 2560×1440 AMOLED com uma densidade de 534 pixels por polegada (ppi). As imagem parece mais nítidas e mais saturada do que nos 1080p do OnePlus 3. Os ângulos de visão são grandes e tem boa visibilidade ao ar livre. No geral, é tão bom como a maioria dos equipamentos de alto nível.

Semelhante ao Idol 3, o 4S apresenta colunas frontais e traseiras alinhadas ao longo das bordas superior e inferior da moldura. A qualidade destes altifalantes torna o equipamento mais do que capaz de encher uma sala com som. É certamente mais alto do que o HTC 10, que tem um único altifalante.

Como mencionado anteriormente, o 4S vem embalado nuns VR Googles. Este óculos de realidade virtual são feitos de um plástico branco resistente e incluem uma cinta de velcro confortável. Permite a quem usa óculos mantê-los, o que é um bom em comparação com alternativas como o Google Papelão e os Samsung Gear VR. O 4S reconhece quando foi se ligam os VR Googles e imediatamente ativa o modo VR, que inclui jogos, vídeo, fotografia, vídeo de 360 graus, fotos de 360 graus, um tutorial e a aplicação Littlestar que permite reproduzir filmes e vídeos em VR. Há também uma loja VR que, essencialmente, descarrega aplicações de realidade virtual do Google Play. Dois jogos também são pré-carregados: o Lamper VR e os Titãs do Espaço. A utilização dos óculos é confortável e intuitiva mas o telefone vai aquecer e tornar-se quente ao toque após períodos prolongados de utilização.

Desempenho de rede, conectividade e Áudio

O Idol 4S encontra-se à venda desbloqueado por 449,99€.

Suporta redes LTE, Wi-Fi dual-band e também NFC.

A qualidade da chamada é boa. As transmissões são claras e sem qualquer crepitar ou distorção. As vozes soam naturais e o cancelamento de ruído é eficaz a apagar o ruído de fundo. Os headphones oferecem um bom volume o que não trará nenhum problema para usar o equipamento em ambientes ruidosos. Ligar os headphones incluídos produz uma agradável experiência de audição. A música soa excelente, com bons graves e clareza através de uma variedade de géneros. Permite personalizar perfis de som usando o aplicativo MaxxAudio, que é um benefício para os fanáticos por qualidade de áudio. A qualidade do som não é tão boa como no HTC 10, que tem uns headphones amplificados, mas ainda é impressionante para o preço.

Processador, bateria, e câmera

O 4S é alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 652. No benchmark AnTuTu, que testa o desempenho geral do sistema, o telefone marcou 81.576, que é o dobro do Motorola Moto G4 com o Snapdragon 617. Esses números mostram que o telefone oferece uma grande velocidade, embora não tanto como o Snapdragon 820 do OnePlus 3.

Com 3GB de RAM o 4S consegue lidar com multitarefas sem problemas. Nota-se uma lentidão ocasional quando se joga um jogo mais exigente que empurre o telefone para os seus limites. Se você jogar durante um longo período o telefone irá aquecer e começam a parecer algumas quebras de performance, mas não para o ponto de estragar o jogo.

A duração da bateria é boa. O telefone suporta aproximadamente 6 horas de streaming de vídeo em tela cheia sobre rede LTE com brilho máximo. Mas mesmo assim fica quase quatro horas aquém do OnePlus 3 (9 horas, 48 minutos). Assim sendo não devem haver problemas para o uso de um dia inteiro. Além disso carregador incluído oferece carga rápida, carregando totalmente o dispositivo em 95 minutos.

A câmera traseira de 16 megapixels é um pouco decepcionante, apesar de soar promissora no papel. Tem controles manuais, suporta video 4K a 30 fps e tem um monte de modos únicos, incluindo vídeo de 360 graus e live photos ao estilo do iPhone. Mas quando se trata de desempenho real, a falta de estabilização óptica fez com que muitas fotos saiam desfocadas. Outro problema é com a exposição solar. Fotos tiradas num dia ensolarado ficam claras, com o mínimo de ruído ou grãos. Mas fotografias tiradas no mesmo local em dia nublado ficam cheias de ruído e grão e muitas vezes demasiado escuras. A câmera frontal de 5 megapixeis é aceitável, mas nada de especial.

Software

O Idol 4S vem com o Android 6.0.1 Marshmallow e a Alcatel prometeu que vai ser atualizado para o Android 7.0 Nougat. Mesmo isso sendo encorajador, os fãs do Android puro ficarão afastados devido à por pesada camada inserida pelo launcher da Alcatel.

Os ícones dos aplicativos são bastante diferentes, assim como as transições de tela, animações e o painel de notificações. Para não mencionar as imagens de tela de bloqueio que mudam cada vez que se liga o telefone e o papel de parede com efeitos ao vivo.

4s Idol aplicações

A Alcatel não economiza em recursos adicionais. Inclui uma série de novas funções como controles por gestos, desenho na tela com o dedo para lançar certas aplicações, um modo de luva que torna a tela mais ágil quando você usa luvas, e um modo reversível, em que a interface do telefone vira quando se usa o telefone de cabeça para baixo.

Também se vai encontrar um pouco de bloatware no 4S. Há a loja VR que você não pode desinstalar. Também não pode remover o Littlestar, o Fyuse, o TiZR Lifecasting e o NextRadio. Os dois jogos de realidade virtual podem ser desinstalados, tal como o Facebook, o SwiftKey, o Twitter e o WhatsApp. Tem-se 23.53GB de armazenamento disponível, de um total de 32GB. Não é uma carga extremamente pesada e o telefone suporta o expansão por microSD.

PRÓS

– Relativamente acessível.

– Construção atraente.

– Boa exibição Quad HD.

– Bom áudio.

– Wi-Fi Dual-band e NFC.

– Mais recente software Android.

– Acessórios abundantes.

CONTRAS

– Desempenho medíocre da câmera.

– Processador às vezes engasga durante os jogos.

– Launcher pesado e algum bloatware.

Conclusão

A Alcatel Idol 4S é um telefone Android elegante, com um bom ecrã e um monte de acessórios úteis para o preço. Por 449,99€ é uma maneira relativamente acessível para entrar em VR, especialmente se levar-mos em comparação com a compra de um Gear VR e um telefone Samsung. Mas isto significa alguns compromissos. Não se pode exigir tanto como o OnePlus 3.

Dito isto, se está cansado de smartphones que todos têm, o Idol 4S é uma lufada de ar fresco.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s